Vendas externas: um guia completo para gestores

Vendas externas: um guia completo para gestores

Muitas pessoas acreditam que o modelo de vendas externas morreu, seja pela transformação digital, consequente da pandemia, seja pela digitalização natural que o ambiente de vendas vem sofrendo. 

Contudo, acredite, o movimento inverso está acontecendo também. É o caso das empresas DNVB: marcas que nascem no digital e necessitam crescer para o mercado físico, fornecendo uma experiência de ponta a ponta. 

Por isso, a importância de você, gestor de vendas, conhecer este tema e, mais do que isso, saber quais são os processos e tecnologias que farão sua equipe alcançar a alta performance. Acompanhe! 

O que são, na prática, vendas externas? 

A venda externa, também chamada de field sales (vendas em campo), é quando o vendedor precisa se encontrar presencialmente com o cliente para apresentar e vender um produto ou serviço. 

Além disso, um vendedor externo, muitas vezes chamado de representante comercial ou consultor, geralmente não possui um escritório e um horário fixo de trabalho. Em vez disso, ele deve ficar frequentemente transitando entre locais para manter o relacionamento com clientes e potenciais clientes. 

O que faz um representante de vendas externas? 

Há algumas atividades que um representante comercial precisa desempenhar para fazer uma venda externa: 

  • Conduzir reuniões presenciais de apresentação do produto ou serviço; 
  • Manter o relacionamento com o cliente, fazendo reuniões periódicas e dar continuidade na implantação ou entrega da solução; 
  • Fornecer demos, tutoriais ou treinamentos ao cliente a respeito do produto/serviço; 
  • Manter registro dos leads e anotar pedidos; 
  • Atualizar contratos e a conta de clientes; 
  • Participar de feiras e conferências para estar atualizado da sua área e abordar potenciais clientes; 
  • Monitorar a concorrência e tendências de mercado; 
  • Colaborar com o departamento de marketing para manutenção das estratégias. 

Dessa forma, também é desejável que um representante comercial tenha: 

  • Poder de autogestão; 
  • Empatia; 
  • Ótima comunicação; 
  • Capacidade de contornar rapidamente objeções; 
  • Organização; 
  • Alta performance quanto ao alcance de metas; 
  • Habilidade de negociação. 

Leia também: 5 Dicas de como vender mais para vendedores externos 

Diferenças entre vendas externas e internas 

As vendas internas, também conhecidas como inside sales, acontecem de forma 100% remota, seja no modelo presencial (dentro do escritório) ou remoto (home office). 

Para isso, a venda deve acontecer via WhatsApp, e-mail, telefone, videoconferências ou qualquer outra tecnologia que não exija o deslocamento do vendedor até o cliente. 

Ambos os formatos possuem bons resultados, e as empresas não precisam escolher apenas uma forma de trabalhar. Tudo vai depender do processo, do perfil do vendedor, do produto/serviço e da necessidade do cliente. 

A seguir, você vai conferir quais as vantagens das vendas externas. 

Vantagens das vendas externas 

  • Fácil acesso a potenciais clientes: no modelo de negociação presencial é mais fácil construir um relacionamento mais próximo, uma vez que é mais fácil resolver possíveis objeções pessoalmente; 
  • Demonstração prática: facilita a tomada de decisão, principalmente em vendas por impacto; 
  • Relacionamento próximo: há a oportunidade de gerar um vínculo maior com o cliente, pois a empatia fornece maiores chances de fechar negócio; 
  • Maior poder de persuasão: isso se deve ao fato de que o vendedor pode usar sua comunicação verbal e não verbal de maneira mais eficaz; 
  • Melhor negociação: o contato cara a cara permite ao cliente discutir as funcionalidades e testá-las com mais detalhes. 

O que faz um gestor de vendas externas? 

Um gestor de vendas é o responsável pelo controle da operação como um todo. Agora, vamos descobrir a seguir as principais atribuições de um líder de vendas em campo: 

Fazer o planejamento estratégico 

Um planejamento estratégico é o documento que estrutura o processo de vendas de um negócio, onde há as diretrizes para que os times atuem e vendam mais. O objetivo do planejamento estratégico de vendas é definir as metas. 

Contratar bons vendedores para o time 

É essencial que exista um processo de contratação de vendedores de alta performance. Por isso, procure pessoas que tenham as habilidades e a experiência necessárias, como motivação, orientação a resultados e capacidade de trabalhar de forma autônoma. 

Definir metas e resultados 

Metrificar o sucesso do trabalho do time é essencial para alcançar os objetivos do negócio. É função do líder gerir esses números e acompanhar os resultados. 

Treinar sua equipe adequadamente 

Seus vendedores precisam ter total conhecimento dos produtos ou serviços e de todos os processos que envolvem o sucesso da venda. Inclusive, invista na capacidade de negociação do seu time. 

Motivar e recompensar o seu time 

Forneça feedbacks e incentive o time com premiações, é importante que o vendedor esteja motivado para que alcance a alta performance. 

Controlar a produtividade 

Esteja sempre por dentro do que sua equipe está entregando. Um bom software de força de vendas pode ajudar no monitoramento e gestão das vendas externas. 

9 principais estratégias de vendas externas para você aplicar na sua operação 

A seguir, confira as melhores táticas de vendas em campo para que sua operação funcione de forma eficaz a longo prazo: 

1. Faça o planejamento estratégico 

O primeiro passo para a implementação de qualquer estratégia comercial é a definição de objetivos e metas. Sem isso, nenhuma operação funciona. 

Por isso, determine aonde quer chegar, como pretende fazer isso e o que deseja alcançar. 

2. Tenha processos definidos 

Processos são fundamentais para qualquer negócio. Através deles, os colaboradores têm norte e clareza de como devem proceder para realizar seus trabalhos de acordo com as necessidades do negócio. 

3. Faça benchmarking e estude a concorrência 

O benchmarking nada mais é do que analisar as melhores práticas de mercado, mesmo que de segmentos diferentes. Com isso, a troca de experiências é essencial para incentivar o seu time a inovar as práticas da sua empresa. 

O estudo da concorrência também é importante para conscientizar a equipe sobre o que há de diferenciais e possíveis objeções e, assim, não perder cliente. 

4. Dê treinamentos e capacitação tecnológica 

É essencial nas vendas em campo, como já dissemos aqui, que o profissional de vendas conheça o que está vendendo de ponta a ponta. 

Pois, além de todo o conhecimento na prática de vendas, é necessário que o seu representante comercial saiba utilizar todas as tecnologias necessárias para o desenvolvimento do trabalho. 

Por isso, vamos apresentar aqui as tecnologias que o seu time deverá utilizar no dia a dia. 

5. Tenha uma lista de leads qualificados 

É importante que o seu vendedor saia para conversar com um cliente em potencial, pois não adianta tentar falar com quem não está interessado, é perda de dinheiro. 

Por isso, ter uma boa geração e nutrição de leads é fundamental, e isso deve ter ajuda do time de marketing. 

Lembre-se do processo de funil de vendas para melhorar sua estratégia de qualificação de leads. 

6. Registre as suas vendas 

É importante ter todas as informações da venda registradas, como: 

  • Pedidos realizados; 
  • Valor dos produtos; 
  • Estoque; 
  • Pagamentos; 
  • Dados do consumidor; 
  • Entre outros. 

7. Conheça o cliente 

Saber para quem o representante está vendendo é essencial para que sua estratégia dê certo. Por isso, segmente muito bem o seu público. 

8. Roteirize as vendas 

Tenha uma rota de itinerários produtiva para viagens. Isso deve aumentar o número de possíveis clientes visitados. 

9. Avalie o desempenho do time 

Ao avaliar as métricas de desempenho dos seus representantes comerciais, você poderá tomar melhores decisões baseadas em dados. 

Quais as principais ferramentas nas vendas externas? 

O celular é o melhor amigo de quem trabalha com vendas em campo. Para isso, confira as tecnologias essenciais para que a sua equipe faça o melhor uso da tecnologia disponível: 

CRM 

CRM é a sigla usada para “Customer Relationship Management”. Esta é uma ferramenta que registra e organiza todos os pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

Contudo, é de extrema importância para que sua empresa tenha um histórico do relacionamento, desde a prospecção ao pós-vendas. 

Automação de marketing 

Os softwares de automação de marketing agilizam os processos de marketing. Por exemplo, eles podem fazer a segmentação de público, análises comportamentais, monitoramento de sites e pontuação de leads. 

Ferramenta de análise de dados 

Esses softwares são capazes de fornecer informações e dados valiosos para sua empresa, pois ajudam a rastrear seus resultados de vendas e identificar áreas de melhoria. 

ERP 

O significado da sigla ERP é “Enterprise Resource Planning” e significa sistema de gestão integrado.  

É uma tecnologia que auxilia gestores e empresas a integrarem atividades de diferentes setores, como vendas, produção, logística, finanças, tributário, recursos humanos etc. 

Dessa forma, é possível centralizar as informações em uma única plataforma e fazer com que não ocorra duplicidade nas informações, tornando uma base única e íntegra. 

Força de vendas 

Integrado ao ERP, força de vendas é um sistema que tem recursos para aumentar a produtividade do vendedor na rua, gerenciando sua equipe comercial à distância.

Um exemplo é o aplicativo da Fieldy, que veremos com detalhes a seguir: 

Uma solução completa de Força de Vendas para ERP e CRM – Conheça a Fieldy 

Como utilizar a tecnologia da Fieldy nas vendas externas? 

O aplicativo da Fieldy é essencial para controle de operações em vendas em campo. Integrado aos principais ERPs de mercado, com o software de força de vendas da Fieldy é possível: 

  • Ter controle das vendas externas com total visibilidade das operações em tempo real; 
  • Otimizar roteiros de venda e acompanhar as metas de positivação de clientes; 
  • Visualizar todo o fluxo de trabalho e acompanhar a produtividade de cada vendedor; 
  • Sincronizar automaticamente os processos com e sem conexão à internet; 
  • Contar com dashboard atualizado em tempo real para estar no campo, mas sem sair do escritório; 
  • Acompanhar o lançamento de despesas, a emissão de pedidos e o atingimento de metas; 
  • Obter informações detalhadas de compras, pagamentos e pedidos em abertos; 
  • Obter integração de GPS, com acesso rápido ao endereço do seu cliente ou lead; 
  • Vender por voz, sem a necessidade de digitar no aplicativo; 
  • Baixá-lo em iOS e Android; 
  • Garantir uma tecnologia plug and play, ou seja, sem dificuldade para fazer o primeiro uso. 

Gerir as vendas em campo não é fácil, mas com a Fieldy chega muito perto de ser. 

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