Um rapaz funcionário de uma loja ajudando uma mulher funcionária da mesma loja a utilizar a caixa registradora. Há produtos expostos no ponto de venda.

Ponto de venda: como fazer a ativação com geomarketing

Expandir uma empresa e inserir seus produtos em um novo ponto de venda pode ser mais do que um objetivo para alguns empreendedores, e sim um sonho a ser realizado. 

Isso porque, estamos vendo um movimento dos negócios que nascem digitais (DNVBs, e muitas vezes pequenas empresas) crescerem para o varejo físico, como é o caso das Natural Techs, empresas tecnológicas focadas em alimentos saudáveis e sustentáveis. 

Saber onde estão os varejistas que vão comprar os seus produtos é essencial para o aumento das vendas e, consequentemente, o crescimento do negócio. Só assim você consegue posicionar a força de vendas para aproveitar as melhores oportunidades. 

Aqui na Fieldy, nós acreditamos nas vendas físicas como um aliado do digital para o crescimento do negócio. Por isso, hoje mostraremos a você como identificar quais são as regiões, ou seja, pontos de vendas onde a sua empresa pode expandir e crescer. Acompanhe! 

O que é um ponto de venda (PDV)? 

Um ponto de venda, ou PDV, é o nome dado ao estabelecimento físico ocupado por uma loja de varejo. Ou seja, este é o espaço usado para uma empresa exibir os seus produtos ou serviços e concluir uma venda. 

A expressão deriva do inglês Point of Sale (POS) ou Point of Purchase (POP). 

Quando falamos de PDV, pode ser uma loja de rua, de shopping, um estande, um quiosque, uma barraca ou qualquer outro local físico com o propósito citado acima.   

E os dados mostram o quanto ainda é positivo investir no varejo. Segundo o jornal CNN, o varejo encara um cenário mais positivo em 2023 do que no ano passado, de acordo com avaliação do IBGE. 

Isso se deve à melhora em fatores como a inflação, concessão de crédito e mercado de trabalho, de acordo com a reportagem. 

As vendas cresceram 0,7% em julho em vista de junho, o melhor desempenho para o setor desde março, quando também tinha avançado 0,7%. 

A seguir, vamos conferir as vantagens de abrir um ponto de venda em 2023. 

Quais as vantagens de estar em um ponto de venda estratégico? 

Segundo estudo realizado pela Nielsen, 70% das decisões de compra feitas pelos consumidores são em frente as gôndolas onde os produtos são expostos. 

“Nesse cenário em que o shopper (comprador) recebe infinitos estímulos a todo instante, a disputa pela atenção no ‘momento da verdade’ fica cada vez mais acirrada. Diante da impossibilidade de processar conscientemente todos eles no ato de compra, o shopper acaba por tomar muitas decisões no ‘piloto-automático’ e realiza suas escolhas baseado em fatores emocionais e intuitivos.”, completa o artigo. 

Como podemos ver, o ponto de venda, quando estrategicamente posicionado, pode ter uma influência no consumidor que o meio digital não possui. Há vantagens em estar bem localizado: 

1. Proporciona maior visibilidade dos produtos e serviços 

Um ponto de venda estratégico aumenta a visibilidade aos seus produtos, uma vez que há maior fluxo. Isso porque, quanto mais pessoas conseguirem ver a sua loja ali, maiores as chances de você conseguir atrair esses potenciais consumidores para dentro. Afinal, quem não é visto não é lembrado. 

2. Melhora a segmentação do público 

A escolha estratégica da localização da sua loja também deve levar em consideração o público ali presente, ou seja, suas personas precisam estar localizadas no seu ponto de venda. Os chamados leads, ou potenciais clientes, serão atraídos mais facilmente, pois ali estarão as pessoas com as características certas. 

O que é geomarketing? 

Geomarketing, também conhecido como inteligência geográfica, é uma metodologia que utiliza dos dados de localização para revelar oportunidades de negócio. 

Por exemplo: direciona a segmentação do público e a localização de leads B2B (pontos de vendas de varejistas que posicionam seus produtos), atraindo assim novos clientes. 

Em outras palavras, por meio de uma visão de mapas, localiza empresas em determinada região, possibilitando a expansão do negócio e da distribuição de produtos, resultando em aumento do faturamento. 

Por que utilizar de geomarketing em uma estratégia de ativação de PDVs? 

Atualmente, minerar os dados de geolocalização para PDVs não é fácil sem o uso de um serviço de inteligência de vendas, visto que são muitas informações disponíveis sem direcionamento. 

Por isso, os gestores e profissionais encarregados de prospectar novos PDVs têm recorrido aos recursos tecnológicos e análises de dados para acelerar o crescimento com maior precisão. 

Dentre as vantagens de utilizar uma ferramenta de ativação de PDV, destacam-se: 

  • escolher uma área geográfica adequada aos objetivos de expansão de negócios da empresa; 
  • afunilar a busca por tamanho de empresa, faturamento, número de funcionários, entre outros; 
  • extrair os contatos dos decisores dentro dos canais pré-selecionados. 

Geomarketing para indústrias, distribuidoras e representantes comerciais 

Cada vez mais, empresas se apoiam em processos de inteligência para tomar melhores decisões. 

O geomarketing é de extrema importância para a distribuição de seus produtos, estimulando sua força de venda através da alocação inteligente dos esforços de acordo com o mercado em que atua. 

Também abrange a área de captação de potenciais clientes, descobrindo locais quentes que possuem um público-alvo de acordo com o produto distribuído e se antecipando a concorrência.  

Aumenta as vendas com uma maior inteligência comercial baseada em dados socioeconômicos, de consumo e mercado, correlacionando informações já existentes para um estudo robusto e direcionando um melhor planejamento estratégico, gerando leads B2B, monitorando o desempenho e gerindo a performance. 

Por que ativar seu ponto de venda com o serviço de geolocalização da Fieldy? 

O app de força de vendas da Fieldy chegou com uma novidade. Agora temos uma base de dados enriquecida com os melhores PDVs do mercado, baseado em CNAE e em segmentação, que ajuda você a vender mais na região desejada. 

O mapeamento é feito com base no seu mapa de atuação e nos clientes que você atende (lookalike), possibilitando assim atender muito mais clientes do que o esperado. E também é possível sugerir leads que tem grande potencial de adesão, porém não está tendo visibilidade dentro da estratégia de positivação de novos PDVs. 

Ao fazer o mapeamento na plataforma, você: 

  • Identifica o tipo de estabelecimento e a região que quer expandir; 
  • Acessa sugestões de agendamento de visitas para os atendimentos; 
  • Recebe indicação de um time de representantes comerciais (se necessário). 

Tudo isso aliada a uma força de vendas que acelera o seu crescimento. 

Quais problemas a Fieldy resolve no processo de mapeamento e ativação de novos PDVs? 

  • Mapeamento geográfico dos leads certos, ou seja, a localização do ponto de venda, e não do endereço contábil; 
  • Visibilidade das equipes em campo, com feedbacks em tempo real; 
  • Integração nativa do app de força de vendas com o sistema de gestão (ERP); 
  • Alto custo para investir em soluções e tecnologias. 

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